Índice
Afinal, como não errar nas finanças de seu consultório? Venha saber como, leia agora o nosso artigo!
Manter o controle dos recibos e problemas, inventário e consultas pode ser um desafio para os dentistas. A gestão financeira é, portanto, bastante difícil. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a simplificar o processo.
A gestão financeira é um dos determinantes de sucesso de um negócio. E isso é válido também para as realidades de consultórios e de clínicas odontológicas. Como prestadores de serviço, esses estabelecimentos também necessitam de uma boa gestão para sua sobrevivência.
Quando bem-feita, a gestão financeira pode levar a clínica odontológica a níveis mais elevados de lucratividade e base de clientes. Este é, logo, um dos segredos da longevidade de empreendimentos de distintos ramos de atividade.
Esteja ainda mais alinhado com os processos necessários para seu consultório, leia também…
- Confira as normas de vigilância sanitária para clínicas odontológicas
- BPO Financeiro: a arma secreta para melhorar os resultados de sua clínica
- Treinamento de equipe médica: como fazer em sua clínica?
O dia a dia das clínicas odontológicas
É sempre importante lembrar que, acima de tudo, um bom profissional é o primeiro e mais importante passo para se abrir um negócio. É impossível sobreviver à competição do mercado se o produto ou serviço oferecido não satisfizer o público.
Assim sendo, obviamente a primeira questão dentro de um consultório ou de uma clínica odontológica está relacionada ao profissional. O dentista que atende ali deve possuir todos os requisitos básicos para a sua atuação profissional.
Entretanto, engana-se quem pensa que um bom profissional conhece apenas a sua área de atuação. É cada vez mais imprescindível que, independentemente da área escolhida, o profissional tenha alguma habilidade para outras demandas também. Principalmente se este profissional é autônomo ou empreendedor.
Ignorar as demais áreas de atuação, como finanças, empreendedorismo e marketing, por exemplo, pode não ser uma boa. O tempo todo o empreendedor é colocado à prova, e quanto maiores forem os seus conhecimentos, mais ágeis serão suas respostas.
É bem verdade que, no seu contexto, o dentista não tem a necessidade de saber a fundo sobre administração ou contabilidade. Contudo, se o dentista almeja crescer na área, aumentar a lucratividade e ser sustentável a longo prazo, tomar decisões é crucial.
A gestão financeira é um dos pontos de maior importância para quem quer abrir ou gerenciar uma clínica. E ainda que o dentista não tenha a intenção de fazer a gestão, ele pode contar com profissionais especializados para fazê-lo.
A gestão financeira no contexto das clínicas odontológicas
Conforme dissemos, o profissional especialista do segmento de saúde não tem por obrigação conhecer sobre finanças. Porém, mesmo sem formação universitária, ele pode conhecer mais sobre o setor.
Atualmente, o mercado oferece diversos cursos livres, de atualização e cursos básicos para autônomos e empreendedores. Mas se ainda assim o dentista optar não se familiarizar com o assunto, é imprescindível que ele escolha alguém para fazê-lo.
Contratar um profissional para assumir diretamente as responsabilidades fiscais e financeiras é uma opção. Outra saída é optar por um escritório especializado em contabilidade e gestão financeira.
A caminhada do empreendedorismo é longa, e para que ela garanta sucesso para o profissional, ela deve ser feita com cuidado. Algumas das mais importantes tarefas estão intimamente relacionadas com a gestão financeira. Entre as responsabilidades do gestor, listamos:
- Definir um valor sustentável do salário do profissional autônomo, que geralmente é cobrado por horas trabalhadas ou por demanda realizada;
- Separar as finanças da clínica odontológica das finanças pessoais dos profissionais;
- Verificar e fazer a gestão do fluxo de caixa;
- Cumprir com as obrigações financeiras, como pagamento de contas, aluguel e salários;
- Determinar os valores que podem ser utilizados para investimentos em publicidade, propaganda e campanhas de marketing;
- Manter o estoque de insumos, ferramentas e equipamentos atualizados e controlados.
E a gestão financeira pode contar com o auxílio da tecnologia para manter todas essas responsabilidades em dia. Por meio de softwares e aplicativos, o gestor consegue organizar as finanças corporativas com precisão, transparência e autenticidade.
Como fazer a gestão financeira da minha clínica?
Conforme dissemos anteriormente, o próprio profissional pode realizar a gestão financeira de uma empresa. Contudo, nem sempre essa gestão é feita de modo profissional, podendo conter erros e equívocos que poderão causar prejuízos à frente.
Portanto, é fundamental ter ao lado um profissional que faça a gestão de maneira correta e ordenada. Somente a transparência das operações pode garantir as seguranças fiscal e tributária e a continuidade dos serviços.
Uma ideia é trazer para o quadro de profissionais um especialista em gestão financeira, que será agregado ao restante da equipe. Este colaborador pode ser um contador, por exemplo.
Porém, outra saída, mais viável e prática em alguns casos, é contratar uma empresa especializada em gestão financeira. Neste caso, a terceirização de serviços pode ser uma excelente opção, especialmente para micro e pequenos negócios.
No caso de consultórios e clínicas de odontologia, essa opção costuma ser a mais eficiente e prática. Isso porque, muitas empresas de gestão possuem em seu time de profissionais, especialistas em áreas específicas. Isso significa que o consultório ou mesmo o dentista pode ser orientado por um especialista em gestão financeira para clínicas odontológicas.
E qual a vantagem disso? Escolher um gestor que conheça as particularidades de uma clínica odontológica pode trazer benefícios. Neste caso, falamos de questões legais e jurídicas, fiscais, e contábeis.
Em última análise, até mesmo os aspectos procedurais na rotina do consultório podem ser otimizados com a orientação técnica especializada. A tomada de decisões quanto à gestão do estoque e à logística, por exemplo, entram nesta conta.
E é exatamente isso o que a Synergy tem a oferecer para o mercado brasileiro de prestadores de serviços odontológicos. Dentistas e clínicas agora podem contar com um serviço especializado de gestão financeira para seus negócios.
Conte com o respaldo especializado da Synergy!
Você, que está pensando em contratar uma equipe profissional e especializada em gestão financeira, conheça a Synergy. Somos uma empresa que respira inovação, otimizando processos e utilizando sempre novas tecnologias.
Trabalhamos para entregar os melhores resultados para nossos parceiros e clientes, com credibilidade, transparência e confiança. Possuímos especialidades na cobertura de serviços financeiro, contábil, jurídico, fiscal, tributário e administrativo.
O principal foco da nossa atuação é voltada para franquias, escritórios de advocacia, consultórios médicos e clínicas odontológicas. Damos todo o suporte contábil necessário para garantir a legalização e a regularidade da sua empresa.
Asseguramos total segurança no cumprimento das obrigações de sua clínica, garantindo a ausência de processos trabalhistas. Da mesma maneira, mantemos a sua empresa em conformidade com os controles fiscais.
Excelência, colaboração, transparência e comprometimento com as necessidades dos nossos parceiros. Conheça a atuação da Synergy.
Entre em contato com a nossa equipe de atendimento e saiba como operar a gestão financeira da sua clínica odontológica.