5 passos simples e práticos para montar uma clínica médica

Passos Importantes E Praticos De Como Montar Clinica Medica Blog - Contabilidade em São Paulo -SP | Synergy Contabilidade Inteligente

Compartilhe nas redes!

Como montar uma clínica médica com passos simples e práticos

Confira o passo a passo prático de como montar uma clínica médica sem complicações

O mercado de clínicas médicas no Brasil é bastante promissor e com potencial lucrativo. 

Por isso, os profissionais que atuam na área da saúde possuem uma grande chance de construir e administrar um negócio de sucesso ao abrir uma clínica médica, sem contar os benefícios gerais de ter mais liberdade e controle sobre o seu tempo, sua atuação e suas finanças.

Entretanto, sabemos que abrir uma empresa pode trazer muitas dores de cabeça em relação à burocracia. Afinal, são muitos os trâmites legais necessários para atuar de forma legal, principalmente quando falamos de empreendimentos na área da saúde.

Felizmente, ao seguir os passos certos e contar com o suporte especializado, montar uma clínica médica pode ser mais simples e seguro do que você imagina.

Sendo assim, se você deseja montar sua própria clínica, continue conosco e veja o nosso passo a passo.

Veja também:

Passo 1 – Pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado é a etapa inicial para montar uma clínica médica. Isso porque ela permite entender se o negócio é ou não viável e os detalhes que merecem mais atenção.

Ela é utilizada, portanto, para que você reúna informações necessárias sobre os fatores mais importantes para o seu negócio, como:

  • Público-alvo e serviços oferecidos

Para ter um negócio bem-sucedido, você precisa entender e definir quem é o seu público-alvo e quais serão as especialidades que serão oferecidas em sua clínica.

Isso implica considerar em sua pesquisa alguns aspectos do seu público, como: idade, classe social, gênero, principais necessidades, desejos e dificuldades, e como as suas especialidades se relacionam com o seu público.

  • Concorrência

Analisar sua concorrência também é fundamental. Portanto, busque identificar as clínicas que atuam no seu futuro local de atuação, quais são as especialidades oferecidas e para que público elas se dirigem.

Essas informações permitem identificar as áreas que podem ser aproveitadas por você. Imagine que na sua futura região de atuação não há os serviços de ginecologia. Desse modo, oferecer esses serviços pode trazer um diferencial competitivo para a sua clínica.

  • Fornecedores

Outro ponto importante está relacionado aos seus fornecedores. Você precisa pesquisar empresas que possam atender sua clínica com o fornecimento de materiais e suprimentos, bem como os seus prazos de entrega, valores e formas de pagamento.

Ter essas informações favorece a logística, traz previsibilidade, evita problemas de reabastecimento do estoque e permite a escolha do melhor local. 

2. Elabore um plano de negócio

Com as informações obtidas na pesquisa de mercado, é hora de elaborar seu plano de negócios.

Ele funcionará como um guia para a criação e gestão de sua clínica. Isso porque o plano de negócios é um documento em que serão registradas, de forma detalhada, todas as informações necessárias sobre o negócio, além de especificar como será a sua atuação no mercado.

Desse modo, ele deve conter informações, como: descrição dos serviços e diferenciais, plano estrutural e operacional, plano de marketing etc.

3. Conte com um bom planejamento tributário

Ao montar sua clínica médica, você vai precisar definir o seu regime tributário, que indicará a forma como o seu negócio será tributado.

Para tanto, é necessário que seja realizado um planejamento tributário, ou seja, um estudo com base na legislação tributária, nos seus objetivos e nas informações contábeis e fiscais do negócio, a fim de identificar o regime tributário mais adequado.

Desse modo, você terá a garantia de que não pagará mais impostos do que o necessário, que está sendo tributado com uma carga tributária reduzida e que poderá aproveitar os benefícios que o seu regime tem a oferecer, seja ele o Simples Nacional, o Lucro Presumido ou o Lucro Real.

Vale ressaltar que, além do regime tributário, também será necessário definir o porte e a natureza jurídica de sua clínica.

4. Registre e legalize sua clínica

Uma das etapas mais importantes para montar uma clínica médica é o seu registro e legalização.

Afinal, o seu negócio precisa ser registrado corretamente e seguir todos os trâmites legais para que atue de maneira legalizada, não é mesmo?

Desse modo, temos que, para registrar e legalizar sua clínica médica, é preciso seguir os passos abaixo:

  • Definição do código CNAE de suas atividades;
  • Elaboração do contrato social;
  • Registro na Junta Comercial;
  • Registro no órgão de classe competente, que em São Paulo é o CREMESP;
  • Registro no Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas;
  • Emissão do CNPJ na Receita Federal;
  • Inscrição municipal e estadual;
  • Emissão do alvará de funcionamento junto à prefeitura;
  • Emissão do alvará sanitário junto à ANVISA;
  • Registro no CNES;
  • Obtenção do certificado de limpeza urbana;
  • Obtenção da licença do corpo de bombeiros e da vigilância sanitária.

5. Considere os investimentos e o capital de giro

Para montar uma clínica médica, também é necessário considerar os investimentos necessários para ter um negócio bem-sucedido.

Isso implica a avaliação cuidadosa de todos os seus custos a fim de evitar problemas e se preparar para imprevistos futuros.

Logo, é fundamental conhecer todos os custos iniciais, definir o seu capital de giro inicial e realizar um bom planejamento financeiro.

Assim, você poderá melhor direcionar seus recursos financeiros em prol da abertura e funcionamento de sua clínica.

Conte com a Synergy Contabilidade Inteligente para montar sua clínica médica de forma segura e eficiente

Por fim, é importante destacar que o auxílio de uma contabilidade especializada é fundamental para que você tenha a garantia de que todos os trâmites legais e burocráticos foram cumpridos corretamente para que você atue de forma legal.

Além disso, uma assessoria contábil ajuda você com a elaboração do seu planejamento tributário, financeiro e estratégico, bem como no seu plano de negócio, a fim de que você tenha mais assertividade na hora de escolher o regime tributário mais vantajoso e de tomar decisões estratégicas e mais assertivas em relação a investimentos e ao futuro de sua clínica.

Desse modo, saiba que nós, da Synergy Contabilidade Inteligente, somos especialistas em clínicas médicas com expertise em legalização de empresas e vamos cuidar de todo o processo para que você seja bem-sucedido na abertura de sua clínica.

Entre em contato conosco!

CLIQUE AQUI PARA MONTAR SUA CLÍNICA DE FORMA RÁPIDA, SEGURA E EFICIENTE!

5/5 - (1 voto)
Summary
5 passos simples e práticos para montar uma clínica médica
Article Name
5 passos simples e práticos para montar uma clínica médica
Description
Como montar uma clínica médica com passos simples e práticos. Confira agora mesmo o passo a passo que preparamos em nosso artigo.
Author
Publisher Name
Synergy Contabilidade
Publisher Logo

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
CORE representante comercial: o que é e como fazer o…
Cresta Posts Box by CP
Como podemos te auxiliar?